Foto 1: Léo Brito (PSD), mesmo com dinheiro em caixa o gestor se nega a dialogar com a categoria e realizar o reajuste. Caneta do prefeito já acumula perda de 29,34% para os professores da Rede Municipal em Alcobaça.
Professores da Rede Municipal paralisaram as suas atividades (20, 21 e 22), em Alcobaça. A decisão ocorreu na Assembleia na sexta-feira (13/05), depois da categoria ter tentado inúmeras vezes negociar junto ao prefeito Léo Brito (PSD), por melhores condições de trabalho e a reposição das perdas salariais que hoje já acumulam 29,34%. Desde janeiro que os profissionais da educação tentam negociar com o gestor, mas esse alega que existe uma crise financeira, além do impacto nas contas públicas que a reposição pode gerar. Entretanto, o reajuste é realizado pela Lei Federal nº 11.738/08 que regulariza o Piso Nacional, ou seja, não cabe ao prefeito escolher realizar ou não o reajuste, por ser previsto em Lei Federal deve ser realizado.
Vídeo 1: Professora Brasília fala dos problemas que a Rede Municipal de Alcobaça vem enfrentando.
Foto 2: Professores cobram concurso público para que a contratação não sirva de meio de dominar o servidor público.
Outro problema é que o prefeito Léo Brito,
tem dinheiro em caixa para realizar o reajuste. O governo Federal, tem como
previsão de Receita para Alcobaça (2019) a estimativa de R$ 19.404.084,04. No ano
passado (2018), usando de uma ação ardilosa o gestor deu um reajuste abaixo do
Piso Nacional de 2,68% seguindo o IPCA - Indicador Oficial de Inflação do
Brasil. Cabe destacar que isso foi realizado sem dialogar com a categoria. O resultado foi mais um acumulo de perdas
de 4,21% em 2018.
Foto 3: Professores cobram do prefeito Léo Brito (PSD) que pare de tirar da educação. Em uma das faixas podemos ler: "O direito ao reajuste anual está na Constituição".
A pauta da categoria não é apenas para reposição salarial. Os professores da Rede Municipal de Alcobaça dividem suas reivindicações em três pontos fundamentais. São eles: I) Questões econômicas e sociais; II) Questões Pedagógicas; III) Questões Administrativas. Infelizmente o descompromisso do prefeito Brito, não tem atendido a nenhuma das reivindicações. O discurso no palaque foi que a educação estaria entre as prioridades, mas na prática foi uma da primeiras a sofrer com o prefeito com as mãos de tesoura.
Foto 3: Professores cobram do prefeito Léo Brito (PSD) que pare de tirar da educação. Em uma das faixas podemos ler: "O direito ao reajuste anual está na Constituição".
A pauta da categoria não é apenas para reposição salarial. Os professores da Rede Municipal de Alcobaça dividem suas reivindicações em três pontos fundamentais. São eles: I) Questões econômicas e sociais; II) Questões Pedagógicas; III) Questões Administrativas. Infelizmente o descompromisso do prefeito Brito, não tem atendido a nenhuma das reivindicações. O discurso no palaque foi que a educação estaria entre as prioridades, mas na prática foi uma da primeiras a sofrer com o prefeito com as mãos de tesoura.
I – QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS:
1.
Construção de
plano de Aplicação para a verba do PRECATÓRIO DO FUNDEF
2. POLÍTICA SALARIAL – Pagamento do
percentual do PISO NACIONAL respeitando a carreira e Recuperação das perdas
salariais 2016/2018/2019.
3. Alteração da jornada de trabalho de
20 (vinte) horas para 40 (quarenta) horas para professores.
4. Cumprimento da Lei nº 11.738/2008 (Lei
do Piso) que destina 1/3 da Carga horária para AC (Atividades Complementares)
dentro da jornada de trabalho – Reserva Técnica.
5. Reformas e manutenção das escolas da
Rede Municipal;
6. CONTRATAÇÕES - Estabelecer critérios
que respeitem as legislações educacionais LDB e Leis 642/2009 e 643/2009;
Foto 4: Prefeito de Alcobaça já recebe nome de mãos de tesoura devido as perdas aos cortes realizados na educação.
II – QUESTÕES PEDAGÓGICAS
1. Cursos de atualização/capacitação
para os Servidores em Educação;
2. Adesão da Rede ao PROFUNCIONÁRIO,
para servidores de apoio.
3. URGENTE:
Capacitação para vigilantes escolares;
4. PAFOR:
5. Capacitação para DIRETORES e
COORDENADORES;
6. Capacitação exclusivo para Educação
Infantil (Continuada);
Foto 5: Diretora da Delegacia do Extremo Sul, professora Brasília declara que educadores não podem aceitar mais perdas.
Foto 5: Diretora da Delegacia do Extremo Sul, professora Brasília declara que educadores não podem aceitar mais perdas.
III-
QUESTÕES ADMINISTRATIVAS
1. Garantir o funcionamento das Salas do
PROINFO;
2. Implantar em conjunto com a APLB e
ORGÃOS COLEGIADOS a proposta da Avaliação de Desempenho;
3. Estabelecer de forma eficaz um Plano
para a Manutenção e Reestruturação Físicas das Unidades Escolares, dando
atenção especial aos depósitos de Merenda;
4. Realização de manutenção periódica
nos equipamentos tecnológicos, em especial em bebedouros de 6 em 6 meses;
5. Implantar ESCALA de trabalho para vigilantes, que vigore de maneira eficaz em
toda a REDE MUNICIPAL;
6. TRANSPORTE ESCOLAR – Oferta deste
serviço com regularidade e qualidade para que os alunos tenham o direito aos
200 dias letivos, de forma segura, com condutores habilitados e capacitados;
7. Garantir a DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA
ESCOLAR, com regularidade e seguindo cardápio construído por nutricionistas,
dessa forma garantindo aos educandos alimentação saudável, nutritiva,
contribuindo assim com sua formação social e cognitiva.
8. Realizar parceria com o Governo do
Estado através da Secretaria de Segurança Pública/Polícia Militar, para
reforçar a RONDA ESCOLAR permanente próximas as escolas em que haja incidência
de casos de violência; ( Foi instituída a MILITARIZAÇÃO NO CEA, porém sem o
devido apoio aos colaboradores);
9. Infraestrutura para funcionamento dos
conselhos Municipal (CAE/FUNDEB, CME):
10.
Reordenamento da
Rede;
11.
Publicação de portaria da SEME para a
Implantação do Regimento INTERNO nas Unidades Escolares; ( Já construído em
parceria com CME ,APLB e SEME);
12.
Aprovação da LEI
DO SISTEMA DE ENSINO ( Construído em parceria com CME ,APLB e SEME desde 2017);
1.
Implantação das
ações do PPA;
2. DEBATE QUE ENVOLVA TODA A REDE
NA CONSTRUÇÃO DO CURRICULO E
IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC.
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