terça-feira, 25 de julho de 2023

A APLB-SINDICATO NA LUTA PELA ELEIÇÃO DE DIRETORES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL EM TEIXEIRA DE FREITAS: “AS ESCOLAS MUNICIPAIS NÃO PODEM SER USADAS COMO CURRAL ELEITORAL!”

 “[...] O novo, o novo sempre vem” 

 (Belchior)

 

Vídeo 1: Mesmo sendo acusada de assédio por 9 servidores a diretora da Creche Tarsila do Amaral Lucélia em pronunciamento na Câmara Municipal em Teixeira de Freitas diz estar sendo acusada sem provas.    

    O prefeito Marcelo Belitardo (DEM) foi eleito com uma maioria esmagadora dos votos. No total obteve 60,91% dos votos válidos. O candidato se comprometeu que uma vez eleito faria uma política diferente. Entre os pontos defendidos que estão presentes em seu Plano de Governo (2021 – 2024) estava a “revogação da lei municipal que determina a indicação política dos diretores de escolas do município” (Plano de Governo, 2021-2021, p.10).

    Vencida as eleições, o prefeito Belitardo (DEM) aderiu a práticas que ele tanto criticava. Entre elas, as indicações dos (as) diretores (as) das escolas da Rede Pública Municipal. Essa (im)postura tem provocado sérios problemas, a exemplo da Escola Municipal Moabh Cristal Felix em que uma professora acusa que foi agredida fisicamente pela diretora. Já na Creche - Tarsila do Amaral uma maioria dos (as) trabalhadores (as) reclamam que a diretora vem cometendo sérios atos de assédio moral desde que foi nomeada para o cargo de gestora da unidade.

Vídeo 2: O vereador Jucelio em reunião com os servidores da Creche Tarsila do Amaral ouviu as denúncias de assédio e se comprometeu em ajudá-los. Já no dia do pronunciamento da professora e diretora da Creche o vereador Jucelio lança seu compromisso em defesa da gestora.     

    Diante das reclamações, a direção da APLB-Sindicato se reuniu com os trabalhadores e trabalhadoras da Creche Tarsila do Amaral. Nessa reunião o vereador Jucélio (AVANTE), que se viu diante de um número grande de denúncias, apoiou que fosse retirada a nomeação da diretora Lucélia, mas quando a diretora esteve na plenária na Câmara Municipal o vereador defendeu a gestora mesmo com sérias acusações de assédio moral aos servidores.

    “O prefeito Marcelo Belitardo pode perder verbas importantes por descumprimento das notas Técnicas nº 02/2022 e nº 09/2022 que antes de ser eleito defendia. Sua gestão entra para a história como a gestão de papel. Por que? Lá no seu Plano de Governo antes de ser eleito, defendia explicitamente a eleição para diretores. Depois de eleito, passou a adotar as mesmas práticas dos que o antecederam e das quais tanto condenava. Na mesma linha está o vereador Jucélio que apoiou os trabalhadores em reunião e na Câmara, em frente a professora Lucélia mudou a postura e ficou ao lado da diretora. Parece que mudar a postura e não cumprir com a palavra é uma das características do prefeito Belitardo e daqueles que o apoiam” - declarou a professora Brasília a nossa equipe de reportagem.  

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA DOS (AS) PROFESSORES (AS) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AO POVO DE TEIXEIRA DE FREITAS

  CARTA DOS (AS) PROFESSORES (AS) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AO POVO DE TEIXEIRA DE FREITAS   O prefeito Marcelo Belitardo (DEM...